top of page

IMA apoia iniciativa que promete despoluir as "línguas sujas" da orla de Maceió.


Vistoria do IMA na ETE - Móvel da Prisco Ambiental na orla de Maceió

Há um mês, uma microestação de tratamento de água foi instalada na orla da Ponta Verde, em um dos pontos mais críticos em termos de poluição, localizado em frente à Avenida Deputado José Lages, com a proposta de resolver parte dos problemas de língua suja nas praias urbanas de Maceió. Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve no local, na manhã desta sexta-feira (1), para acompanhar o funcionamento da estrutura.

A empresa especializada no tratamento sustentável de águas residuais, responsável pela microestação, é a Prisco Ambiental, que fez todo o trabalho de instalação com autorização e apoio do Instituto. O empreendimento recebeu licença ambiental em março deste ano e garante que o equipamento, que está em fase de teste, pode tratar até mil litros por hora de resíduos antes que eles cheguem ao mar.

Segundo Matheus Kühn, proprietário da Prisco, foi feita a instalação de uma bomba direto na rede pluvial da área, o que permitirá o bombeamento da água suja para a estação de tratamento. “Dosaremos alguns produtos químicos que vão separar a sujeira da água limpa. Após a desinfecção, a água passará por um filtro para posteriormente lançarmos de volta na praia”, explicou.

De acordo com Gustavo Lopes, Diretor-presidente do IMA, as microestações são uma medida paliativa para o problema. “Abraçamos a ideia porque é um passo para melhoramos a situação de nossas praias, mas sabemos que o problema só pode ser resolvido com o combate a ligações de esgotos nas galerias de águas pluviais”, afirmou o diretor.

Semanalmente, o laboratório do Instituto fará coleta da água tratada pela microestação. “Iremos monitorar a qualidade das amostras para ver se o sistema é eficiente pra esse tipo de drenagem”, disse Gustavo. O diretor também afirmou que a ideia é instalar uma microestação em todas as línguas sujas da orla de Maceió. “Queremos que alagoanos e turistas voltem a curtir nossas praias urbanas sem preocupações”, comentou o diretor, durante visita a estação de tratamento.

Matheus, proprietário da Prisco, assegurou que as microestações garantirão a balneabilidade da orla durante a maior parte do ano. “A parceria com o Governo do Estado só irá fortalecer a iniciativa, contribuindo com a sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental do Estado”, disse.

Fonte: http://www.ima.al.gov.br/ima-apoia-iniciativa-que-promete-limpar-linguas-sujas-na-orla-de-maceio/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page